09/09/2018

Caderno 1

Cadernos do Cárcere_ offline

 O primeiro, tal qual o último, que também não consistia em nada. O título é esse mesmo que vossas senhorias conhecem dos espólios narrativos dos professores de ensino médio, ou daqueles que ensinam “humanas” nas universidades públicas país afora.

 Em que consiste? Bem, afigura-se que estou sem internet e na falta de qualquer outro atrativo resolvi escrever-lhe, diretamente do cárcere do mundo off-line, vejam o drama! Teorizar a situação em si e conjecturar sobre as possíveis implicações de um mundo sem internet seria uma forma fácil e rápida de encher a tela com palavras, mas não faço. Primeiro por respeito a quem por ventura vier a ler isso, segundo porque não estou completamente certo se sairia alguma coisa substancial dessa empreitada.

  Se não vamos teorizar o mundo “off-line” e nem nada do tipo, que diabos vamos escrever? Bem, o esquizofrênico que por ventura ler, ouvir ou captar esse texto, provavelmente vai se perguntar quem está escrevendo (porquê o plural?). Vou deixa-los encucados com a possibilidade de outras entidades extracorpóreas estarem ao meu lado durante a confecção deste. O leitor que não possui problemas esquizofrênicos passe adiante.


 Cá estou eu, sem internet, com algumas preocupações na cabeça. É interessante que a possibilidade da falta nos faz ativos, agora por exemplo, como estou sem internet, lembrei que tenho que pagar um boleto, de ver como está o caos político e de como era mesmo aquela música que eu só sei o refrão. 
 Gramsci escreveu seus “cadernos do cárcere”, uma coletânea que versava sobre os mais diversos assuntos: teatro, economia, politica, poesia. Obviamente, o destaque que deram foi para sua obra “politica”, talvez, e não apenas, porque a causa de sua prisão ter sido uma dissidência política. Agora mesmo, estou aqui com vontade de pesquisar e ver mais algumas curiosidades sobre Gramsci e estou off.  Estou aqui a caçar na minha nuvem mais um dos textos do romance do “terno psicopata” que estou a escrever (titulo provisório) também estou querendo fazer mil outras coisas, pensando em salvar o rascunho online. Entrar na plataforma para repassar esse texto. E estou off.



   Os textos, ditos pós modernistas, têm grande aceitação. Normalmente não seguem padrões ortográficos ou gramaticais, nem prezam pela coerência e coesão. Fazer um texto nesses moldes e soltar duas ou três frases de efeito, que façam algum sentido para o leitor parece que hoje são a fórmula do sucesso. Sobretudo no tempo em que todos escrevem muito, leem pouco e leem mal. Coloque três frases interessantes em um texto completamente desconexo e os outros pensarão que você escreveu uma obra de arte. Quem  presa pela boa forma e pelo conteúdo de seus textos está fadado a ser lido por meia dúzia de pessoas e ser entendido por umas duas ou três. Assim, tanto muito pior se o assunto for política, se você citar candidato A ou B de forma mais dura já lhe rotulam seguindo : criticou A = apoia B, criticou B = apoia A. Se fizer critica a A e B vão procurar alguma aproximação sua com algum dos dois.

  

Nenhum comentário:

Morte acidental

          Enquanto ele falava, eu arrumava a churrasqueira até que todos viessem. Era uma típica festa de firma, onde as pessoas vão par...